Medo, muito medo.

Tá complicado de atualizar constantemente aqui, mas eu tento na medida do possível.

Trabalhei muitos anos diretamente ligado a assistência técnica de computadores, e todos esses anos me ensinaram que algumas coisas não devem ser feitas, simplesmente por que o risco de fu#@% com tudo é alto, fiz uma lista das coisas que eu tenho medo de fazer, está aí em baixo com o nivel de periculosidade crescente:

1 - Atualizar BIOS: paguei do meu bolso 3 placas-mãe para clientes que por causa dessa brincadeira, não funcionaram mais.

2 - Editar os arquivos win.ini e boot.ini do Windows: se você tiver um problema com o boot do Windows e conseguir resolver editando esses arquivos, parabéns, você é uma pessoa de sorte.

3 - Mesclar partições, ainda mais a partição do boot do Windows: mesclar duas partições, com dados, sem perder nenhum dado de nenhuma das duas, e o Windows voltar a funcionar normalmente, é praticamente um milagre.

4 - Tentar "bloquear" setores defeituosos dos HD sem formatá-lo: já ví pessoas chorando por perder a "Monografica do Mestrado" por causa disso.


Sábado passado, dia 21/10/2006, eu resolvi apagar a instalação do linux que eu tinha no meu notebook, afinal já tinha feito tudo que eu precisava e ele já não se fazia mais útil. Começei apagando as partições que o Linux usa, formatei e mudei a tabela de partições para que a partição do Windows fosse a primeira do HD. Pronto, tudo feito, reiniciei, e sem muita surpresa, o computador não entrou no Windows. Então pensei - "fu@#@% tudo, eu sabia que isso ia acontecer". Solução, instalei outra cópia do Windows, e quando esta funcionou, editei os arquivos win.ini e boot.ini (item 2) para acertar o caminho do boot em relação a tabela de partição do HD.
Funcionou. Contei para meu irmão que também conhece o mundo dos computadores e ele me falou - "Credo, você é loco de fazer isso".
Porém depois disso eu ainda tinha uma partição perdida no HD, aquela do linux e precisa dar uma jeito nela. Pensei - "vou mesclar com a do Windows". Meu irmão falou - "piá, não seja louco". Respondi - "já fiz". Demorou 10 horas pra ficar pronto, e na hora de reiniciar não entrou no Windows. Ok, repetir tudo, agora era apenas 2 partições, então eu precisava editar os arquivos win.ini e boot.ini, funcionou. Consegui fazer o que eu queria depois de 36 horas.
O mais interessante é que eu fiz isso tudo sem pensar em backup. Poderia estar chorando até agora a morte da minhas planilhas, bancos-de-dados, imagens, documentos, músicas, vídeos e etc... Só me toquei pra isso depois que estava tudo funcionando.
Então notei um problema com o monitor (ou display como queira) ele estava dando umas interferências na imagem, parecendo como quando o refresh-rate está errado (demora muito explicar o que é refresh-rate, então olhe aqui). Tentei de tudo, para arrumar, já estava até conformado com o problema, até que resolvi ATUALIZAR A BIOS (item 1). Baixei o software da BIOS e sem fazer backup novamente, instalei o novo software da BIOS, o mais impressionante é que funcionou.
E agora eu gosto do meu notebook de novo.


Abraços.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi sumido... então até te encontro no msn... mas já que vc não responde não sei o pq... dou o sinal de vida por aqui mesmo =)

vc foi extremamente louco com o seu notebook... mas parabéns pelas peripécias que bom que deu tudo certo

beijos e apareça

Lidy